Quiz: quantos partidos você conhece?

Publicado em: Brasil

26 nov 2018

Depois das eleições mais emocionantes dos últimos tempos, e tendo acompanhado principalmente pelas redes sociais todo o processo, achava que tinha um conhecimento razoável sobre o nosso louco sistema partidário. Ledo engano. No programa Painel WW, recentemente o Willian Waack disse que, por dever de ofício, até deveria conhecer os 35 partidos que atualmente tem registro no Brasil. Porém, não sabia de cabeça todas as ‘legendas’ que povoam a política nacional. Convenhamos que é difícil se lembrar de todos, não é?

Resolvi, então, fazer uma auto avaliação. De quantos partidos eu lembraria a sigla/nome, e se lembraria de pelo menos algum político do respectivo partido. O resultado foi esse: Do total de 35, rascunhei uma lista de 23, dos quais apenas de 17 veio à memória algum político.
Doze partidos nem tive lembrança. Ou seja, nada relevante deve ter sido feito pelos integrantes desses partidos para sequer ter alguma repercussão na impressa.

A cláusula de barreira, votada na última reforma política, deve extinguir alguns partidos. Quem foi eleito por um partido que ficou na rabeira da última eleição poderá migrar para outro, na ‘janela’ prevista para o tradicional troca-troca de legendas, no próximo ano. É o tradicional jeitinho brasileiro de fazer a democracia andar em círculos.

Acho que o que temos hoje, revelado após a abertura das urnas, é o seguinte quadro: 1 – Esquerda, representada pelo PT e seus satélites; 2 – Liberalismo e Anti-Petismo (PSL, Novo); 3 – Política pragmática, representada pelo MDB e Centrão (DEM, PP, PTB, PSD, PR), que não tem claro ideologia alguma, apenas surfam na onda do momento. Talvez os tucanos se juntem a esse último grupo, pois perderam o tradicional posto de rival da extrema esquerda.

Definitivamente é um modelo político desenhado para não dar certo, principalmente por esses últimos. Qualquer país democrático desenvolvido possui poucos partidos, com ideologias delimitadas, que os fazem subir ou descer do poder em ciclos de acordo com circunstâncias econômicas e sociais. Teremos uma chance a partir de 2019 de experimentar uma nova visão, para o Brasil, de gestão do Estado. Se vai dar certo (eu penso e torço que sim) só o tempo dirá. Alternância no poder é essencial para a evolução democrática.

E você, quantos partidos e políticos conhece de cabeça? Faça sua lista e depois pesquise. Aproveite o conhecimento disponível e se informe.

Recomendo acompanhar no YouTube esses programas para saber um pouco mais da política:

– Os pingos nos Is, da Jovem Pan, com Felipe Moura Brasil, José Maria Trindade e Augusto Nunes.
– Painel WW, com o Willian Waack

Comente aqui (please)

Quem sou eu?

quem souber responder essa pergunta, favor entrar em contato :P

Photostream

Comentários